terça-feira, 11 de maio de 2010

Onde está a verdade?






Para mim, francamente, a resposta a tal questão é mais simples do que se pensa. A verdade não está no que eu escrevo, nem nas páginas divergentes. A verdade está na inteligência e no discernimento dos leitores. É para estes que escrevo."

Fonte: http://tvmirante.blogspot.com/2010/05/onde-esta-verdade.html




Como filósofo, concordo imensamente com o pensamento de Alexandre e de William. A verdade é algo complexa e que, na verdade, depende de posicionamentos ideológicos tanto de quem a transmite, quanto de quem a recebe.

Só não concordo é com a redução do objetivo da mensagem, quando se diz que "A verdade está na inteligência e no discernimento dos leitores. É para eles que escrevo".

Não concordo justamente porque toda e qualquer mensagem tem um fundo ideológico, um objetivo a ser alcançado e, de certa forma, o objetivo é de quem escreve, e não de quem lê.

Agora, muitas vezes, há o falseamento e a fantasia sobre a mensagem para que ela se torne aprazível a quem lerá. Contudo, não devemos nos abster da noção de que a mesma é intensional e visa convencer o leitor daquilo que o emissor transmite.

Não existe neutralidade na mensagem. Isso é uma ilusão.

Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Interaja!
A comunicação é a arte de viver, transmitir e receber vida!