sexta-feira, 14 de maio de 2010

13ª Conferência Municipal de Saúde de Chapadinha-MA - 2010



Para o primeiro dia, foi bom.

Como sempre, lideranças da Sociedade Civil se digladiaram em debates hora significativos, hora aparentemente simplórios, o que deixa uma sensação de inutilidade da discussão e do processo de Conferência.
Na verdade, Conferência é assim mesmo. Os detalhes fazem toda a diferença, a começar pelo Regimento Interno do Evento.

Houve a composição da mesa, da qual fizeram parte o senhor coordenador Joaquim (Bic-Bic), a senhora prefeita Danúbia e o senhor vereador Jorge (ACS), além da senhora secretária de Saúde, Dra. Coutinho.

O tom de abertura foi tranqüilo. Nada tenso como alguns poderiam esperar (como assim? ... ).

Contudo, o segundo dia é bem conhecido por todos os que têm experiência com Conferências: primeiramente ocorrem as palestras e os debates; depois tem os trabalhos em grupo e as plenárias; e, finalmente, a escolha de Delegados para a Conferência Estadual e dos Conselheiros Municipais da Saúde.







Mas quero destacar, aqui, a atuação importante dos meninos do Projeto Vida, da Sociedade Esportiva Real Brasil, que apresentaram-se do início ao fim em momentos de intervalo.

O Real Brasil já vem desempenhando atividades com Crianças e Adolescentes há mais de 20 anos e teve uma atuação eficiente e destacada no ano de 2007 com o desenvolvimento do Projeto Sentinela, atendendo a um público de mais de mil Crianças e Adolescentes de nosso município com atividades principalmente preventivas da violência sexual à criança e ao adolescente.
Atualmente, a Entidade desenvolve o Projeto Vida, que aguarda apoio do Poder Público Municipal e já vem sendo apoiado com voluntariado e financeiramente por parte de empresários e da sociedade em geral, o que ainda não é suficiente para cobrir o custo das atividades.
E olha só quem cantou com os adolescentes...
...a prefeita:


A Entidade, juntamente com o Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Poder Público Municipal e diversas lideranças sociais de nosso município, estão realizando atividades de divulgação do dia 18 de maio – dia “D” de combate à violência sexual à criança e ao adolescente, como ápice das ações nesta próxima terça feira, com a caminhada da campanha e a premiação de redações sobre o tema.

Toda a programação do evento será divulgada na mídia local e em artigo mais adiante.

Conclamamos a sociedade chapadinhense a participar desse momento cívico em nosso município.

Obrigado.


Professor Jânio
Filósofo Chapadinhense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Interaja!
A comunicação é a arte de viver, transmitir e receber vida!