quarta-feira, 12 de maio de 2010

Acerto estratégico... Erro político!



A Câmara Municipal de Chapadinha ratificou o erro político, segundo minha avaliação, da Gestão Pública Municial que encaminhou à Casa Legislativa Projeto de Lei alterando a composição do
Conselho Municipal de Saúde há cerca de um mês depois da desaprovação das contas da Saúde e dois dias antes da Conferência Municipal de Saúde.

Não contesto, aqui, os argumentos de democratização da participação popular ou coisa parecida. Contesto, sim, foi a péssima hora a que fora encaminhado o Projeto de Lei, quando o município respira um clima de ressaca pela desaprovação das contas do município na Secretaria de Saúde por parte do Conselho de Saúde.



Não há como olvidar o fato de que, a aprovação desta Lei restringindo a participação de pessoas da Sociedade Civil Organizada ao Conselho sôa como perseguição, represália ou, até, como falta de maturidade política para encarar a realidade de que tudo está vindo à tona, isto é, aquilo que pode já vir ocorrendo de irregularidade há anos está emergindo à sociedade através da participação ativa de lideranças sociais nos Conselhos.

Aí está o erro político, isto é, na declaração direta de descompromisso com as reivindicações e espectativas da Sociedade Civil Organizada por parte do Poder Público Municipal.

E quem chama esse movimento de moralização da Administração Pública de "oposição", engana-se plenamente. A própria "oposição" em nosso município tem descoberto o poder dos Conselhos e da Sociedade Civil como instrumento de transformação social.





O Ministério Público já foi contactado e já encontra-se ciente dos fatos e da fundamentação dos Conselheiros de Saúde.




Aquela velha forma de oposição caracterizada pela simples ida às ruas ou por declarações acalourada
s em plenário, mídia ou palanque, encontra-se fragilizada e defasada frente à atuação eficiente e comprometida em meio às Organizações Sociais, especialmente nos Conselhos.

É uma pena, mas hoje fomos testemunhas da realidade política em que estamos inseridos em nível municipal, estadual e nacional.

Deixo aqui minha indignação...


não com os(as) senhores(as) vereadores...

somente...

mas com a estrutura política de nosso país que deixa reféns do poder econômico pessoas que, muitas vezes, pretendem fazer a diferença e mudar para melhor a vida da população.

Jânio R. Ayres Teles







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Interaja!
A comunicação é a arte de viver, transmitir e receber vida!