segunda-feira, 4 de abril de 2011

Professor Jânio e a Greve de professores do Estado do Maranhão: esclarecimentos e mal entendidos(as)...

Olá! Sou o Professor Jânio. 

Tenho sido alvo de questionamentos quanto à minha postura frente à greve dos professores do Estado do Maranhão. 

Tem-se questionado se o Professor Jânio, um sindicalista chapadinhense, aderiu ou não à greve e, ainda, se estaria tentando boicotá-la, inclusive instruindo outros companheiros a voltar às aulas. 

Há questionamentos, inclusive, sobre meu real compromisso sindical, o que vem a repercutir em minha possível candidatura à presidencia do SINDCHAP, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha-MA, a ocorrer em maio deste ano. 

Bom, o fato é o seguinte: 

Realmente sou um sindicalista e, por isso, tenho um compromisso com minha categoria. Não posso submeter toda uma coletividade a uma situação de prejuízo salarial e, talvez até funcional (dado o fato de os professores contratados e em estágio probatório estarem à mercê de punições mais severas que aqueles do quadro há mais tempo). 

Certifiquei-me com lideranças do Sindicato Estadual e fui informado de que não haverá prejuízo nem para os alunos e nem para os professores. Contudo, a informação que chega da Secretaria de Estado da Educação é que haverá prejuízo sim. 

Outra coisa, a greve foi decretada ilegal pela justiça. Isso é incontestável. Até que me prove o contrário e até que o Sindicato Estadual consiga reverter essa situação, o quadro é ainda mais desfavorável à permanência de contratados e em estágio probatório no movimento. 

Sindicalismo não é ativismo automático e imprudente. Deve-se ter estratégia de ação de forma a que se minimize os problemas e que o resultado seja o mais eficiente possível. 

Não posso submeter, tanto a mim, quanto a colegas em situação semelhante, ao risco de prejuízo à estabilidade profissional. Aqueles que afirmam que não haverá punições ou prejuízos são (acredito que em sua grande maioria), professores que já superaram o estágio probatório ou que não são simplesmente contratados. Para eles, quanto mais indivíduos a aderir ao movimento mais força ele vai ter. 

O grande argumento é o de que precisamos lutar para haver um ganho coletivo e igualitário. Concordo! Só que, se o ganho pode ser coletivo e igualitário, o prejuízo não será da mesma forma coletivo e igualitário, pois alguns encontram-se em condição mais fragilizada do que outros. 

Além de tudo isso. Tenho motivos muito pessoais para valorizar a minha situação de servidor do Estado, até mais que minha condição de sindicalista. Entenda: 

No final de 2001 e início de 2002 o Governo do Estado abriu Concurso Público para professor. Contudo, não abriu vagas para professor de filosofia (área em que sou formado). Mesmo assim, eu me inscrevi para a área de história e, vejam, passei em primeiro lugar em Chapadinha-MA, na frente inclusive de pessoas formadas na área. 

Tentei inclusive na justiça tomar posse, mas fui impedido por força legal. Mas tudo bem, Deus sabe para quem Ele havia reservado aquela vaga. 

Contudo, minha mãe, Maria José (conhecida como Mazé Cocal), passou por fase de grande sofrimento devido à minha luta por uma vaga no Estado. 

De tão angustiada e somando-se a problemas de saúde, veio a falecer em 2004, sempre na esperança de eu ser empossado naquele emprego ou, ainda, que o Estado abrisse novo concurso, agora incluindo Filosofia. 

Depois disso, o Congresso aprovou a lei da obrigatoriedade da Filosofia no Ensino Médio, obrigando, assim, a ocorrência de concurso incluindo essa disciplina entre as vagas. 

Assim se procedeu. O Governo do Estado abriu concurso e eu me inscrevi. Novamente passei em primeiro lugar e, assim, ofereci essa vitória à minha mãe que, há alguns anos, havia falecido com a esperança de me ver segundo seus passos de professora do Estado. 

Comecei a trabalhar em meados de abril de 2010 e encontro-me em estágio probatório no Estado. 

Eu e minha esposa estamos casados há sete anos e estamos tentando ter um filho, o que acreditamos ser possível neste ano de 2011 ou início de 2012. Não posso tomar uma decisão extra familiar que, de certa forma, poderá interferir na situação intra familiar. 

Minha esposa também faz parte de minha decisão em participar ou não do movimento, e de como participar. Se ela exige ser levada em consideração nessa decisão, não posso agir pensando que a família não conta. Quantos dos que estão no movimento consultaram suas esposas ou esposos ao aderir?

Por tudo isso, não posso desperdiçar uma chance dada por Deus e dedicada à minha mãe, além de ser a viabiliade de minha estrutura familiar. 
Não posso ceder aos ímpetos impulsivos de meu espírito sindical estando em uma situação de compromisso com minha história e minha família. 

Meu posicionamento pessoal não significa que não considero as reivindicações do Sindicato Estadual plenamente válidas e necessárias. Na verdade, o que não considero correto é a estratégia utilizada e a compreensão limitada de situações específicas e que precisam ser observadas. 

Há hora apropriada para avançar e hora para frear. Não podemos gastar todas as nossas forças em um contexto desfavorável. 
Continuo com meu compromisso com a minha categoria e conclamo à reflexão e ao debate, sem emoções superficiais e nem chavões pré-fabricados. 

O pensamento marxista estava correto em muitos pontos. Só que seu discurso reducionista das relações de trabalho à dicotomia de classes encontra-se superado e precisa haver uma compreensão mais ampla das possibilidades de luta. 

A Guerrilha do Araguaia teve seus méritos enquanto exemplo de vivência ideológica. Sim! Contudo, foi um alerta de que precisamos levar em consideração o contexto mais amplo dos fatos e a nossa capacidade momentânea de implementar as mudanças necessárias. 

Agradeço àqueles que compreenderem minha manifestação e, ainda, declaro meu pesar àqueles que ainda demorarão algum tempo para compreender. 

Obrigado! 

por: Jânio Rocha Ayres Teles
professor da Rede Estadual de Ensino do Maranhão













8 comentários:

  1. Ola! faço das suas palavras também as minhas, concordo também com a greve mas também tenho motivos muito pessoais para valorizar a minha situação de servidora do Estado, também comecei a trabalhar em abril por isso nao estou grevando, pena que muitos colegas não entendam e o o pior nao respeitam essa escolha.Parabens pela coragem e saiba que suas palavras externalizam o que penso sobre o movimento Michelle Araujo

    ResponderExcluir
  2. Professor Jânio, concordo com sua posição porém, não entendo como vc se diz sindicalista, e não consegui ver as ameaças que o governo está fazendo a nós professores, formadores de opinião e filosófos não de ideologias prontas, mais pessoas que lutam por seus direitos bravamente.
    O estágio probatorio não é um momento só seu, o sonho de ser professor estadual tb não, o orgulho que proporcionamos a nossas familias todos sentimos.
    No entanto, não podemos nós curvar a uma decisão tão descabida que o governo resolveu tomar, não podemos nós subimeter aos desmando de nossos governantes, afinal, se a governadora resolver demitir todos nós que estamos em estado probátorio entre outros, o prejuizo maior será para o estado, pois o processo e as consequências negativas dessa decisão terá uma repercurção negativa maior para o governo.
    Lembro-me qd era sua aluna, que suas opiniões e seu desejo de mudança eram bem mais firmes, só lamento de algum momento ter me espelhado em ideologias marcadas que vc falou e hoje vejo que na prática só foram ideologias e mais nada.
    Hoje na condição de professora do estado e tb em estagio probátorio fico profundamente triste, que companheiros assim como vc coloquem suas prioridades como se fossem os únicos a ter família, os únicos a ter contas pra pagar e os únicos ter medo de peder seus empregos.
    Boa Tarde!!!

    ResponderExcluir
  3. Professores não nos exaltemos. Vamos lembrar que pertencemos a uma só classe, se A ou B quer aderir ou não a greve é um direito de cada um.
    Devemos nos unir nesse momento turbulento e não brigarmos entre nós.
    " A comunicação é a arte de viver, transmitir e receber vida". Prof. Janio.
    Lembremos sempre disso.
    Rosimery Vasconcelos

    ResponderExcluir
  4. Companheiro,
    fui aluna de escola publica, vi muitas greves em nada terminarem. Perdi ano pr causa de greve, pedi também conhecimento, pois sabemos que essas aulas jamais sao recuperadas.
    Tenho a educação na alma, nasci para ser educadora, para infelicidade de minha mãe (não queria q eu fosse professora), e prometi a minha consciencia que jamais iria grevar.
    Hoje me encontro em situação delicada. Fui contra essa greve do MA desde o inicio, meus colegas de trabalho sabem, mas como o sindicato aderiu a greve, por força tive que parar minhas atividades tb. E agora corro o risco de perder, pois estou no estagio probatorio.
    Fui chamada de covarde por todos e agoro pago por eles tb....

    ResponderExcluir
  5. LI A MENSAGEM PUBLICADA NO JORNAL DE SP E JÁ DEU PARA ENTENDER TUDO....COMO VOCê É PETISTA ESTÁ DNADO SUSTENTAÇÃO E JUSTIFICATIVAS POIS TEMOS PESSOAS DO PT DANDO SUSTENTAÇÃO A ESTE GOVERNO PODRE.
    NA HISTÓRIA DO PT NUNCA SE FEZ GREVE ESPERANDO MOMENTO FAVORÁVEL (qdo o PT não era governo)
    E NESTE MOMENTO NOS PROFESSORES FAZEMOS A GREVE POR SER MAis QUE NECESSÁRIA.
    simplesmente vergonhoso!!!

    ResponderExcluir
  6. Tente lembrar do que escreveu na morte da professora Luzinete: "Os poderosos, ao invés de privar nossos professores de um direito já garantido em lei (como as Promoções, Progressões, Mudanças de Referência e Reajuste do Piso Salarial), preferem nos deixar morrer à míngua, tendo que pedir ajuda a nossos companheiros solidários em momentos difíceis."

    Será que essas pessoas que nos privam de nossos direitos dormem tranquilos? Será que não têm depressão? Como será o coração dessas pessoas... ?"
    COM SUA ATUAL POSTURA (ou diria 'impostura') NÃO HÁ DIFERENÇA ENTRE VOCÊ E ELES.

    ResponderExcluir
  7. “Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência poderíamos ganhar, pelo simples medo de arriscar.” (William Shakespeare)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Interaja!
A comunicação é a arte de viver, transmitir e receber vida!