domingo, 2 de dezembro de 2012

Visão do professor Jânio acerca dos fatos da atualidade...

O ESCÂNDALO DO MENSALÃO 
Desde 2005 o Brasil passa por ondas de vai e vem em torno do chamado "Mensalão". Na verdade, assim como os livros "O Capital", de Karl Marx, e "O Príncipe", de Maquiavel...     serviram para clarear as relações sociais, políticas e econômicas de suas épocas, o Escândalo do Mensalão desempenhou um papel pedagógico para a sociedade brasileira no sentido de promover uma compreensão cada vez mais realística e menos idealística da vida em nosso país. 
O Escândalo do Mensalão ajudou o Brasil a olhar os acontecimentos do dia a dia da sociedade de uma maneira mais madura, revelando para as pessoas medianas e, até, algumas esclarecidas, os meandros das relações intrínsecas do meio político brasileiro. 
Se por um lado o Escândalo do Mensalão tem deixado a sociedade ainda mais cética acerca da "pureza" da política do país, deixa também os poros da mente mais abertos e o olhar mais atento para o controle social e a participação da sociedade no dia a dia da política. 


OS ROYALTIES DO PETRÓLEO 
O Estado do Rio de Janeiro sempre teve um papel preponderante na economia e na política brasileira. Foi capital do país, centro econômico e, ainda, cultural de nossa sociedade nacional. 
O ponto turístico mais conhecido internacionalmente encontra-se no Rio de Janeiro, o Cristo Redentor. 
Contudo, esquece-se que outro ponto turístico também conhecido internacionalmente encontra-se no Norte-Norteste: a amazônia. Da mesma forma, a fama internacional do país, em grande medida, deve-se à pobreza presente no Nordeste brasileiro. 
O que esses fatos tem a nos dizer? 
Bom, cerca de 80% dos Royalties do petróleo brasileiro estão concentrados no Estado do Rio de Janeiro. Isso já se constitui um fato a se chamar a atenção. Por que essa elevada concentração em um único estado da Federação? 
Primeiramente, o principal ponto de produção de petróleo no país encontra-se na Bacia de Campos, no Estado do Rio de Janeiro. 
Os Fluminenses argumentam que os Royalties devem continuar a ser concentrados em seu estado devido ao grande prejuízo ambiental, dentre outros, que a produção do petróleo traz para seu Estado. 
Mas, questiono uma coisa: de onde são os servidores que trabalham direta ou indiretamente na produção desse petróleo? Na verdade, toda a parte comercial e os empregos encontram-se já proporcionando grandes benefícios ao Estado do Rio de Janeiro. 
Além disso, os Royalties são responsáveis por situações bastante destoantes da sociedade brasileira, como por exemplo, as escolas públicas do município de Campos, com salas de ar condicionado, enquanto que as escolas do Nordeste situam-se entre as de menores indicadores do país. 
Sou a favor sim da socialização dos Royalties do petróleo, especialmente porque a sociedade brasileira anseia pela repartição do bolo que tanto cresceu no século XX e neste início de século XXI. 
Não é à toa que o Brasil encontra-se entre as dez economias mais ricas do país, mas, socialmente, está bastante atrás de economias menores. 

A ECONOMIA BRASILEIRA 
Ter uma visão de evolução da sociedade a partir de indicadores de crescimento global é uma distorção do que se deve almejar enquanto justiça social. 
O Brasil vem experimentando um esfriamento do crescimento econômico global, em parte em função do desaquecimento da economia mundial, mas também, em função de um esforço do Governo Federal e da ideologia política em vigor no país de socialização das riquezas. 
No momento em que prevê-se um crescimento inferior a 5% do país no ano de 2013, o Norte-Nordeste do Brasil prevê crescimentos perto de 10%, o que configura-se uma intensificação da socialização da riqueza no país. 

A FAMÍLIA SARNEY 
O que temos a aprender com a Família Sarney? 
Por que sua influência política se faz presente na sociedade maranhense e brasileira há tanto tempo? 
Cabe aqui uma reflexão acerca de que tipo de liderança eles exercem. 
A liderança política não conseguiria sobreviver em uma sociedade tão diversificada e em evolução como a brasileira, desde o período da Ditadura Militar, passando pelo período de neoliberalismo da década de 90 e chegando à era da socialização da sociedade brasileira. 
Roseana SarneyO poder da Família Sarney não se faz tão presente por sua força econômica ou o peso do voto do Estado do Maranhão. O poder da Família Sarney encontra-se, justamente, em sua capacidade de manter-se estável em questões morais, relações sociais e familiares equilibradas e uma certa visão de grupo que se estende desde as instâncias mais elevadas até o membro mais simplório de seus membros. 
A visão de estabilidade moral e a firmeza nas posturas políticas constitui-se o principal fator de manutenção da Família Sarney em seu status de liderança política no país. 
Acho que isso é, realmente, uma lição que precisamos sempre aprender com esse grupo político brasileiro. 


Jânio R. Ayres Teles 


IMAGENS:

http://historiaeinteratividade.blogspot.com.br/2012/09/analise-o-principe-de-nicolau-maquiavel.html
http://www.ceviu.com.br/blog/info/artigos/o-bom-momento-da-economia-brasileira-se-reflete-no-mercado-de-trabalho http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Sarney
http://www.meionorte.com/noticias/politica/apos-passar-por-cirurgia-roseana-sarney-recebe-alta-123570.html
http://diariodopresal.wordpress.com/tag/royalties/
http://www.prominp.com.br/data/pages/8A95488430FCBB0B0131241AD6FC7B80.htm



Um comentário:

  1. A educação apesar de see essencial para e na sociedade,
    ainda não se tornou prioridade no Brasil.
    Se o Brasil almeija alcançar um nível econômico semelhante ao de paises desenvolvidos,
    terá de investir mais em educação.
    Além de criar uma politica de estado eficaz para a aducação.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Interaja!
A comunicação é a arte de viver, transmitir e receber vida!