sábado, 23 de março de 2013

Minha visão sobre este final de março de 2013

MUNDO
A escolha de um Papa Argentino pode significar o sacudir a poeira e dar uma resposta para o mundo, por parte da Igreja, em relação a diversos temas da atualidade que se fazem urgentes. 
Na verdade, em parte parece que foi um lançar de cortina de fumaça nos temas gerais da atualidade. 
Não se fala mais tanto na discussão do casamento de pessoas do mesmo sexo, no aborto ou outros temas polêmicos que a Igreja tem mantido posição firme. 
Em contrapartida, outros temas podem vir à tona, como o casamento dos Padres, o sacerdócio das mulheres e a maior participação do leigo na estrutura da Igreja. 

BRASIL
Dilma se fortalece e desponta como liderança política na América Latina e no Mundo, à revelia até da imagem de seu padrinho político, Lula. 
Uma visão de gestão mais técnica no governo Dilma tem influenciado os governos estaduais e, com isso, o desempenho da economia e da própria política tem melhorado significativamente. 

MARANHÃO
O grupo Sarney ganha novos fôlegos neste início de 2013. 
Para quem pensava que a eleição de Flávio Dino era uma coisa ratificada há algum tempo atrás, agora se vê em meio ao fortalecimento do grupo tradicional que, na verdade e cada vez mais, se reveste de novas propostas políticas em consonância com a visão política do Governo Federal. 
Enquanto houver essa sintonia Estadual e Federal fica difícil alguém trincar a estabilidade desse projeto de Governo. 
Pela lógica Nacional (em referência à sintonia já citada acima), haveria mais coerência de uma aproximação entre Flávio Dino (PCdoB) e a Família Sarney (PMDB) do que entre esta última e o PSDB estadual. 
Eis as incógnitas e contradições da política...     rs!
Por outro lado, em meio às minhas andanças por aí percebo, na verdade, um cada vez maior fortalecimento da afinidade entre as lideranças políticas locais e regionais com a Família Sarney e com a continuidade de um projeto político Estadual e Nacional do que com a mudança. Percebo, até, uma certa competição de lideranças pela aproximação com o grupo. 

CHAPADINHA 
Com a eleição de 2012, muita gente acreditava que Dr. Magno e Danúbia iriam ficar apagados da política local. 
Ledo engano. As dificuldades internas do grupo de Belezinha e Isaías não chegam a quebrar a aliança e, ainda, deixam a população em meio a um labirinto político sem Fio de Ariadne
Por outro lado, muitos dos membros do grupo de Dr. Magno e Danúbia ensaiam a conjunção de uma Terceira Via (ou seria uma Quarta Via...    sei lá!   rs). 
Com menos de seis meses de governo municipal é precipitado dizer que Belezinha cai...      que Dr. Magno e Danúbia já caíram...       e que as estrelas de hoje terão fôlego e sabedoria para manter-se em evidência até 2016. 

Jânio Rocha Ayres Teles
FILÓSOFO 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Interaja!
A comunicação é a arte de viver, transmitir e receber vida!