sábado, 22 de janeiro de 2011

SER OU NÃO SER: EIS A QUESTÃO!_________PT de Chapadinha está prestes a decidir hoje se adere, ou não, ao governo de Danúbia

No final da tarde deste sábado, 22 (que ironia do destino), o PT (Partido dos Trabalhadores) em Chapadinha-MA discutirá internamente se adere, ou não, ao grupo político de sr. Magno e Danúbia.

O debate foi iniciado a partir da discussão acerca do SINE, gerenciador do Programa 1º Emprego. A partir dos debates acerca da responsabilidade do município em garantir a estrutura de funcionamento do SINE em Chapadinha partiu-se para a discussão acerca da Secretaria do Trabalho, base para a instalação do Programa 1º Emprego na cidade. 

Daí vieram debates acerca da possibilidade de mais espaços no governo de Danúbia. O partido em nível municipal resiste a uma aproximação venal, isto é, apenas por cargos ou benefícios materiais. 

Nesse sentido, discorreu acerca de um vasto holl de  fragilidades administrativas presentes no governo de Danúbia, recebendo desta o compromisso de corrigí-las. 

Caso o PT assuma secretarias, uma de suas exigências pode ser a de mais autonomia e respeito aos secretários. 

Independentemente de secretarias, na saúde, por exemplo, o partido exige um significativo choque de gestão, com melhorias tanto no atendimento quanto no serviço de ambulâncias. 

Na educação, o PT exige a correção de distorções, liberações irregulares e do possível desvio de recursos. 

Um intenso debate tem sido travado em meio a lideranças locais do partido e de influências sociais a estes no sentido de decidir para onde o partido vai. 

Algumas lideranças estaduais do partido foram procuradas, como o vice-governador, o presidente do partido no Estado e o secretário do Trabalho, todos do PT. A indicação foi a de adesão, com as devidas cautelas, já que o histórico administrativo de Danúbia não é dos melhores. 

A grande preocupação dos petistas é com a repercussão da decisão quanto à credibilidade de seus posicionamentos, que sempre foram bastante críticos. 

Na verdade, o partido no município tem à sua frente a decisão de tornar-se um agente político ativo, ou se permanece um agente social ativo. Em outras palavras, será que o partido conseguirá fazer a transposição de sua credibilidade social para o meio político? Eis a incógnita! 

Caso venha a tomar uma decisão de adesão, o PT em Chapadinha terá o apoio do partido em nível estadual, o que deixará Danúbia e Magno, de certa forma, comprometidos em escala bem maior que a municipal. Além disso, conforme também fora observado por lideranças estaduais, a proximidade entre PT e PMDB em nível nacional e estadual precisa estar assentada, também em nível municipal, não como uma imposição, mas como uma forma de fortalecer o projeto político da esquerda em nível macro.

O risco de o PT ser desgastado com essa aliança pode ser contrabalanceado com a energia política que ele pode conseguir. 

Outra coisa. Magno e Danúbia correm dois riscos em ter o PT em seu governo: 
1º Trata-se do partido do vice-governador. Suas relações em escala estadual podem ser desgastadas caso as relações municipais não se perfizerem estáveis até as eleições de 2012. 
2º O PT não se constitui um partido convencional, isto é, tem grande vinculação com movimentos sociais e sindicatos. Tem o hábito de lutar contra a corrupção e contra os desmandos políticos. Será que Danúbia está preparada para ter o PT em seu governo? 

Finalmente, conforme apregoam lideranças estaduais e nacionais, a repercussão da decisão do PT de Chapadinha é importante para o PT estadual porque repercute em todo o Baixo Parnaíba. 

Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos e pedir a guarda do Espírito Santo a conduzir a decisão do partido. 


Um comentário:

  1. "Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo que fizemos ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais"

    "E hoje eu sei que quem me deu a idéia de uma nova consciência e juventude está em casa guardado por D... contando vil metal"...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Interaja!
A comunicação é a arte de viver, transmitir e receber vida!