quarta-feira, 23 de maio de 2012

Experiência na URE...

À frente da Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha desde dezembro de 2011, eu, Jânio Rocha Ayres Teles, tenho vivenciado experiências fortes de alegria, tensão e desafio à minha capacidade de compreensão e resolução dos problemas da educação do Baixo Parnaíba e do Maranhão.
Percebo que a atuação frente à URE deve ser entendida como o cozimento de um alimento em que devem haver alguns ingredientes próprios:
1º paciência frente à teimosia de muitos que insistem em querer o impossível
2º persistência frente à resistência de quem, muitas vezes, prefere o comodismo a ter que implementar mudanças no cotidiano das escolas
3º racionalidade para não cair nos apelos emocionais de quem, muitas vezes, não tem o hábito de cumprir suas funções
4º sensatez no diálogo com lideranças políticas e sociais a fim de manter o equilíbrio entre o aspecto político e técnico da gestão

O governo Roseana trabalha com profissionalismo esses e outros aspectos de forma a exigir maturidade frente ao trato com a coisa pública.
É preciso ter muita humildade e respeito em relação às lideranças atemporais do grupo. Cada reunião é uma aula, cada contato é uma explosão de descobertas e, a cada momento, quem tem ouvidos de ouvir ouve, quem tem olhos de ver, vê, sempre captando de maneira mais apurada as entrelinhas das palavras e das ações, prezando pela estabilidade cultural e social de um Estado com jeito pacato e, ao mesmo tempo, constante.
Estar na gestão da URE é uma experiência muito semelhante à vida dos antigos Judeus do Antigo Testamento, quando o povo vivia em peregrinação pelo deserto, morando em tendas, sempre prontas a ser desfeitas e sempre disponíveis a mudar, mudar, mudar...
Sair de sala de aula e abraçar o trabalho na URE assemelha-se à ave que sai do ovo e encontra um mundo muito maior do que conhecia e que precisa adaptar-se.
Sobreviver fora do ovo só é possível com muita força de vontade e concentração nos princípios que nos embalaram até aqui.

Essa é um pouco da experiência de URE

Jânio



Um comentário:

  1. Muito interessante o seu blog...
    Voltarei para visitá-lo, até porque tudo que se fala em Chapadinha e sobre esta,me interessam.
    abs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Interaja!
A comunicação é a arte de viver, transmitir e receber vida!