É isso mesmo!
A população de Chapadinha fora surpreendida nesta madrugada por um raio de proporções gigantescas que assustou muita gente.
O comentário foi geral na cidade durante todo o dia, causando diversas especulações acerca da possível anormalidade do fenômeno.
Há quem diga que o raio caiu no Xororó, próximo ao bairro Aparecida. Há quem diga, também, que caiu em uma praça do centro da cidade.
O fato é que o fenômeno chamou realmente a atenção da população de Chapadinha-MA, apesar de não ter provocado vítimas.
Outro raio caiu no final desta tarde de quinta feira, 29, próximo ao "Viva Chapadinha", mais precisamente na Secretaria Municipal de Saúde.
O estrondo foi terrível e provocou a comoção, perplexidade e pode, até, vir a provocar vítimas.
Trata-se da reunião do Conselho Municipal de Saúde que deciciu REPROVAR as contas da Secretaria Municipal de Saúde do ano de 2009.

Bomba ! ! ! !
Tal fato poderia não ser tão drástico se não soubéssemos que as contas dessa mesma Secretaria, referentes a 2008, encontram-se aguardando trâmites judiciais para sua conclusão, pois também haviam sido reprovadas e houve recurso dessa decisão, o que tem retardado a resolução do impasse.
Parece que o Poder Público Municipal surpreendeu-se realmente com o resultado da votação (10 votos X 08 votos). Na verdade, até mesmo alguns que porventura tivessem a tendência em votar favoravelmente às contas da prefeitura preferiram tomar coragem e seguir sua consciência.
Se bem que, se o Conselho Municipal de Saúde aprovasse as contas da prefeitura, além de eximí-la da total culpabilidade, traria para si a responsabilidade em justificar as irregularidades identificadas perante instâncias superiores de fiscalização, como a CGU, por exemplo.
E o que vem agora?
Chapadinha poderá perder a condição de "Plena", conquistada na época em que Dr. Levi era Secretário de Saúde?
Voltarão as ambulâncias Semi-UTI para São Luís?
Haverão demissões em massa?
Não sabemos.
O que sabemos é que poderão surgir discursos muito criativos como...
...o povo é que sofrerá as consequências...
...o Conselho de Saúde não tem coração...
...isso é uma irresponsabilidade da "oposição"...
...cuidado! os "fracassados" do outro lado irão voltar...
...foi uma decisão "precipitada"...
...poderíamos corrigir as irregularidades em 2010...
...os sanguessugas tomarão conta da prefeitura...
...quem é que não faz isso também?...
...çjadijfaeçjaeiafeisl...


Esses e outros pontos podem ser identificados no Parecer Técnico da Comissão que analisou as contas da Secretaria de Saúde no seguinte Link:
Xiii...
Parece que agora a batata está com a Câmara Municipal que, por sua vez, poderá ratificar, ou não, o parecer do Conselho Municipal de Saúde.
Contudo, se ratificar, poderá estar atirando contra o próprio pé, já que a maioria dos senhores Edis constitui-se parte do grupo político da senhora prefeita.
Por outro lado, ao contrapor-se ao parecer do Conselho Municipal de Saúde, estará trazendo para si a responsabilidade em justificar a aprovação das contas da Saúde perante a constatação de tantas irregularidades e/ou imoralidades administrativas.
por: Jânio Rocha Ayres Teles
Filósofo Chapadinhense