Os fatos gerais de 2009 referentes ao Senado brasileiro deixam transparecer um clima de revolta contra aquela casa.
Quero alertar para o fato de que, não é porque lá ocorram distorções do verdadeiro sentido do fazer política que iremos pretender o fim daquela instituição.
Na verdade, eu, professor Jânio, considero o Senado a instituição mais democrática de todo o sistema político brasileiro e digo ainda que os outros poderes precisam conhecer e se aproximar mais dessa sua forma de organização.
É isso mesmo!
É o Senado, instituição que reúne 03 (três) representantes de cada Estado brasileiro de maneira igualitária, independentemente do poder aquisitivo e da quantidade de população.
O poder de um senador do Maranhão é o mesmo de um senador do Rio Grande do Sul, por exemplo.
O poder de um Estado como o Acre é o mesmo de um Estado como Minas Gerais.
Bom, poderiam haver muitos outros exemplos. Mas o que importa agora é o fato de que o Senado precisa ser aperfeiçoado e observado com carinho.
Que outra instituição política brasileira possibilitaria que um nordestino, de um Estado humilde como o Maranhão, refiro-me a Sarney, chegasse a ocupar sua presidência?
Como um Estado como o Piauí, com dois senadores destacados como Heráclito Fortes e Mão Santa, poderia competir com o brilho dos senadores paulistas? Somente no Senado Mesmo!
É por essas e tantas outras que considero o Senado a instituição política mais importante de nosso país e a mais democrática.
por: professor Jânio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Interaja!
A comunicação é a arte de viver, transmitir e receber vida!