sábado, 31 de outubro de 2009

PROFESSOR JÂNIO EM... APOLOGIA AO SENADO... CONTRA TUDO E CONTRA TODOS... (menos contra o SENHOR)

Os fatos gerais de 2009 referentes ao Senado brasileiro deixam transparecer um clima de revolta contra aquela casa.


Quero alertar para o fato de que, não é porque lá ocorram distorções do verdadeiro sentido do fazer política que iremos pretender o fim daquela instituição.
Na verdade, eu, professor Jânio, considero o Senado a instituição mais democrática de todo o sistema político brasileiro e digo ainda que os outros poderes precisam conhecer e se aproximar mais dessa sua forma de organização.


É isso mesmo!

É o Senado, instituição que reúne 03 (três) representantes de cada Estado brasileiro de maneira igualitária, independentemente do poder aquisitivo e da quantidade de população.

O poder de um senador do Maranhão é o mesmo de um senador do Rio Grande do Sul, por exemplo.



O poder de um Estado como o Acre é o mesmo de um Estado como Minas Gerais.



Bom, poderiam haver muitos outros exemplos. Mas o que importa agora é o fato de que o Senado precisa ser aperfeiçoado e observado com carinho.


Que outra instituição política brasileira possibilitaria que um nordestino, de um Estado humilde como o Maranhão, refiro-me a Sarney, chegasse a ocupar sua presidência?




Como um Estado como o Piauí, com dois senadores destacados como Heráclito Fortes e Mão Santa, poderia competir com o brilho dos senadores paulistas? Somente no Senado Mesmo!








É por essas e tantas outras que considero o Senado a instituição política mais importante de nosso país e a mais democrática.
por: professor Jânio










quinta-feira, 29 de outubro de 2009

UMA AULA DE FILOSOFIA NO COLÉGIO "O PEQUENO PRÍNCIPE"


Esta é a turma do 1° ano do Ensino Médio do Colégio O Pequeno Príncipe.











Tivemos neste dia uma aula de Filosofia em que realizamos uma atividade com grupos acerca do Liberalismo e do Marxismo.







Escolherei uma das produções textuais dos alunos para relatar no blog.

















Vejam só a animação dos(as) alunos(as)!





terça-feira, 27 de outubro de 2009

domingo, 25 de outubro de 2009

Que ironia do destino... É 11... a ZERO...

Realmente é uma grande ironia do destino o fato de o Chapadinha Futebol Clube ter sido abatido por 11 x 0.
Quem diria que o time que é incentivado pelo antigo prefeito de Chapadinha-MA e pela atual prefeita, adversários do 11 (onze), fora detonado justamente pelo número político adversário.
Por acaso ou por sinal do destino, a queda do "Chapadinha" representou metaforicamente o embate político de Chapadinha-MA de 2008, quando o 11 (onze) venceu as eleições.
Contudo, naquela época, em cumprimento a princípios jurídicos, o vencedor fora desqualificado, o que deu a diplomação à segunda colocada.
Mas, o que se pode perceber, é que esse novo ataque do 11 (onze) tem dado um pouco de dor de cabeça aos adversários, sendo notícia nacional e internacional. Será que isso é bom, será que é ruim? Só o futuro nos dirá.
Só que tem gente que diz que advinha o futuro. Teve gente que até "advinhou" quem seria o(a) gestor(a) de Chapadinha-MA em 2009. Será que não acertou que o Chapadinha iria perder de 11 (onze) novamente?
Será que o Karma do 11 (onze) perseguirá a atual gestão por quatro anos? Nossa! Quanto número! E será que a numerologia explica?
Vejamos!
Se nas eleições o 11 (onze) ganhou (mas não foi empossado), e agora o 11 (onze) superou o 0 (zero) do Chapadinha, duas vitórias do 11 (onze) dão 22 (vinte e dois), mais uma ironia do destino!
Por enquanto não vou mais prosseguir com essa análise numerológica, pois senão chegarei a conclusões que até eu não gostaria.
Mas o fato mais interessante e que precisa ser ressaltado aqui é o de que o amarelo da energia, e o azul da tranquilidade, estão ficando vermelhos de raiva, de vergonha e de política. É isso mesmo. A grande aliança política entre PMDB e PT em nível nacional está fazendo o vermelho dominar o Brasil e Chapadinha.
O vermelho está determinando o tom das mudanças e quem ainda não percebeu isso ficará pálido e apático frente a um futuro de uma nova realidade política que já vem se manifestando em nível nacional.

por: professor Jânio

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

TINA MONTELES... UMA PREFEITA SEMPRE SURPREENDENTE!


Não costumo comentar ou, muito menos, elogiar políticos.


Mas nesse caso não vejo problemas, já que a não tenho como me comprometer de maneira imediata.


O que pretendo aqui é demonstrar o que me chama a atenção e que eu admiro em políticos que ainda se destacam por alguma coisa.


É o caso de Tina Monteles. É verdade!


Tendo conquistado um mandato de prefeita no início desta década, muitos achavam que sua força política advinha somente de seu esposo, Júlio Monteles.


Contudo, Tina provou ser uma hábil política e, mesmo tendo ficado um mandato fora da prefeitura, retornou de forma surpreendente ao Executivo Municipal de Anapurus-MA.


Desta vez, contudo, especialmente por seus próprios méritos políticos (e de seu grupo político, é claro). É incrível, mas ela realmente se tornou uma líder política.


Mas não é por nada. Tenho presenciado algumas situações mais próximas e em algumas solenidades em que a prefeita se manifesta e tem me chamado a atenção o poder de oratória e de motivação que Tina manifesta.


Na última quinta feira, mais uma vez, Tina Monteles promoveu um grande almoço em homenagem aos professores no Recanto dos Buritis.


Após algumas falas, Tina assumiu a palavra durante quase meia hora. Mas o incrível é que a grande massa de professores e seus familiares ouviam e permaneciam com o olhar fixo na prefeita como que hipnotizados.


Tina falou de maneira empolgada e, ainda, empolgou os professores. Sua fala vai do mais coloquial (popular) ao mais sofisticado. Isso lhe dá um poder de atrair e, ao mesmo tempo, mobilizar a atenção e a admiração de muita gente.


Destacou, ainda, em sua fala, mensagens com fundo religioso (não sei qual é a religião de Tina), fundamentando suas palavras e justificando seus duros posicionamentos, até em relação aos outros poderes (Legislativo, Judiciário e Ministério Público).


De tempos em tempos, em sua fala, vem um puxão de orelha e, logo em seguida, uma historinha hilariante que deixa a todos(as) muito à vontade e descontraídos.


Tina realmente tem personalidade forte e tem conseguido se destacar por seus próprios méritos, isso não se pode negar.


Bom. Acho que é só isso, pois não conheço a prefeita pessoalmente. O que posso dizer é que ela precisaria ser copiada por muitos políticos de nosso país em todas as qualidades elencadas acima.


por: Professor Jânio

............................................................................................................................................................

sábado, 3 de outubro de 2009

As Olimpíadas do ENEM... E A "NOTA" VAZOU...


O ENEM é uma verdadeira Olimpíada do Conhecimento.

É verdade!

Agora vai precisar ser uma Olimpíada de paciência e de Fé.

É isso mesmo!

Muito tempo depois de ter superado o descrédito da sociedade brasileira quanto à sua capacidade de avaliar e de incentivar a melhoria da qualidade da educação em nosso país, o ENEM enfrenta sua pior crise: a de credibilidade.

O caso é tão sério e catastrófico que há que já levante a tese de extinção da prova.

Não é o caso, pois se fosse assim, teríamos que acabar com todos os vestibulares e concursos do país.

Contudo, o caso é de se preocupar e de se ter mais atenção quanto à metodologia de aplicação da prova.

E as Olimpíadas? O que têm a vê com isso?

Tudo... e Nada...

Ambos os eventos têm uma meta prioritária: atingir a grande massa de juventude de nosso país, só que com maneiras diferentes.

No mesmo período em que o Brasil conquista Olimpíada para o RIO DE JANEIRO, o país mergulha em um RIO de lamentações e protestos referentes ao escândalo do ENEM, onde questões da prova vazaram.

Qual o exemplo que a juventude pode ter? Que valores éticos ela pode representar a partir de eventos tão drásticos de corrupção?

Tomara que as Olimpíadas sirvam para intensificar o senso ético e moral dos jovens. Caso contrário, pode servir (ocorrendo desvios e escândalos) para ratificar o espírito do "jeitinho brasileiro", o mais ou menos, o lado malandro de ser.
Se o lado nefasto desta previsão se cumprir, NEM o Brasil fará bonito nas Olimpíadas, E NEM fará bonito no ENEM.